Câncer de mama – Campanha Outubro Rosa

Câncer de mama – Campanha Outubro Rosa
terça-feira, 03/10/2017 - FONTE: Instituto Coi

Não somente as mulheres, mas os homens também devem estar atentos aos principais sinais que podem ser câncer de mama como: nódulo na mama, alteração da pele da mama (vermelhidão, feridas, retração), saída de liquido do mamilo, nódulo na axila. Qualquer uma dessas alterações você deve procurar um mastologista para ser examinado.

Você sabia que 70% dos tumores de mama não tem uma causa?

O que acontece é que ao longo da vida vários fatores de risco podem levar ao desenvolvimento de câncer de mama como: obesidade, uso excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, nunca ter engravidado, exposição a radiação ionizante, entre outros.

Apenas 20% dos casos de câncer de mama tem histórico de câncer na família e uma minoria (apenas 10%) tem alterações genéticas.

Portanto, todos devem ter hábitos de vida saudáveis para ajudar a prevenir o câncer de mama independentemente de historia de câncer em familiares.

O câncer de mama tem chance de ser curado quando diagnosticado precocemente, por isso que a mamografia é tão importante!

A mamografia pode diagnosticar o câncer antes dele dar sinais e isso aumenta muito a chance de cura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia todas as mulheres após 40 anos devem fazer mamografia uma vez por ano. As mulheres com histórico familiar devem começar antes dos 40anos.

Procure um mastologista para saber qual o momento ideal para você iniciar seus exames de prevenção de câncer de mama.

COMPARTILHE